Por que sua empresa precisa de um site?

Por que sua empresa precisa de um site?

Foi-se o tempo em que ter um site te destacava da concorrência. Eu costumo dizer a nossos clientes e parceiros que essa ferramenta está tão acessível, que fazendo uma analogia, ter um site nos dias de hoje é a mesma coisa que ir no mercado e comprar uma lata de óleo. 

Já se perguntou por que sua empresa precisa de um site próprio? Parece clichê dizer que é importante ter um site para sua empresa, mas a grande verdade é que muitas das pessoas que dizem ser importante, não sabem de fato a real importância e, muito menos, como podem usar o site da sua empresa como fonte recorrente de resultados como por exemplo: Vender mais.

Ter uma página na internet se tornou indispensável para empresas de todos os portes. Esta ferramenta possibilita comunicação direta com seus clientes, onde você pode apresentar os seus produtos, serviços e os diferenciais de sua empresa. Mas não basta ter um site "bonitinho" e esperar que chova clientes. Ter um site na internet é apenas o primeiro passo para a empresa que está "engatinhando" no mundo virtual, é o começo de muito trabalho para que essa ferramenta seja utilizada de forma inteligente, que possa corresponder positivamente ao tempo e dinheiro investidos.

Nesse post, vamos falar sobre todas as vantagens que um site com domínio próprio pode trazer para sua empresa.

Já atendemos clientes de diferentes portes e ramos de atividades, uma coisa em comum que nos deparamos a todo momento são as objeções:

Meu negócio é local e muito especifico, meus clientes não compram de mim pela internet.

Essa é uma das objeções mais comuns, embora seja possível fazer vendas pela internet, não só para vender que um site serve.

Por mais especifico que seja seu negócio, como por exemplo uma loja de móveis planejados, escritório de advocacia, consultório odontológico, empresa de arquitetura e engenharia ou até mesmo um restaurante italiano, no momento em que lê este post, centenas de pessoas na sua região estão pesquisando seu serviço ou produto na internet e não estão te encontrando, sabe o que é pior? Estão encontrando seus principais concorrentes.

Neste caso você pode usar seu site para atrair novos clientes e se relacionar com sua audiência. Estatísticas comprovam que 92% das pessoas pesquisam na internet antes de contratar um serviço ou comprar um produto, portanto, quando pesquisarem no Google por exemplo "advogado trabalhista em Indaiatuba", "Móveis Planejados em São Paulo", "Restaurante Italiano em Sorocaba", um site próprio passaria mais autoridade para os robôs de busca bem como transmitiria uma imagem muito mais profissional ao usuário do que um simples resultado com um endereço e um telefone.

Nesse caso, o site pode funcionar como um primeiro canal de contato entre seu negócio e seu público. E uma boa primeira impressão é fundamental para que esse visitante se transforme efetivamente em um cliente no futuro.

Mas minha empresa é muito pequena, por que preciso de um site?

Justamente por isso. Ter um site é um passo fundamental para iniciar qualquer negócio, pois um site muitas vezes é o foco de todas estratégias de marketing digital que sua empresa poderá fazer. 

Outro fator importante, o investimento em marketing digital, acaba sendo a alternativa mais viável para pequenas empresas, se comparado com o marketing tradicional, além de ser fácil analisar e medir o resultado de todas ações. Sem um site, para onde você iria direcionar os leads, resultados da sua ação?

Eu já tenho uma Fanpage no Facebook, não preciso de um site

Ter presença digital não é obrigatoriamente ter um site, estar presente nas redes sociais é outro fator fundamental em uma estratégia de marketing digital (mas vamos falar disso em outro momento), porém, um canal não substitui o outro.

Sem um site com um domínio próprio fica absolutamente ineficaz realizar por exemplo campanhas de E-mail Marketing, consideradas como a forma mais eficiente de relacionamento com os clientes e de geração de Leads. Afinal, para onde você vai levar seus Leads? Para seu site ou para uma página nas redes sociais? Fazendo uma analogia, onde você gostaria de se encontrar com seus clientes? Em seu escritório ou em um café no shopping?

Nós enxergamos as mídias sociais como excelentes canais de geração de tráfego e de engajamento, utilizamos como um acréscimo à nossa estratégia de marketing digital, mas não como o principal canal.

Agora que já comentamos as objeções mais comuns entre empresas que ainda relutam em ter um site, vamos falar de 5 motivos para que sua empresa tenha um site e todas as vantagens trazidas para seu negócio.

1 - Para ser encontrada

Hoje o grande desafio e objetivo de 100% das empresas com presença digital é ser encontrada. Sua empresa precisa ser encontrada por todos que procuram por ela ou pelo o que ela oferece! As pessoas procuram por seu produto ou serviço todos os dias, e você deve estar lá para ser encontrado. Seus futuros clientes agradecem!

Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado hoje na internet. O principal canal de busca que uma pessoa usa quando está curiosa sobre qualquer assunto é o Google. E se essa pessoa estiver curiosa sobre seu nicho ou sua empresa, não será diferente.

Se a pesquisa for sobre sua empresa, é importante que você tenha um bom e otimizado site para que o primeiro resultado da pesquisa seja com o link para o seu site. Agora se a pesquisa for sobre o problema que seu cliente enfrenta, é importante que você tenha bons conteúdos e um bom blog para que sua empresa esteja à frente dos concorrentes.

2 - Para ganhar relevância e autoridade no mercado

Se você conhece duas soluções para seu problema e só uma possui site próprio, em quem você confiaria mais? Em uma página com domínio próprio ou em uma fanpage no Facebook?

Não queremos desmerecer as as mídias sociais – como falamos acima, elas possuem um papel fundamental em uma estratégia de Marketing Digital. O ponto aqui é que um site é muito mais personalizável e profissional do que um perfil social.

Com um site, sua empresa possui muito mais artifícios para promover o seu produto. Além do mais, por meio da criação de conteúdo você consegue provar para a sua persona que entende do assunto e que tem capacidade técnica para ser a solução dos problemas que ela enfrenta. É um diferencial bastante eficiente nessa tomada de decisão.

3 - Fazer sua empresa crescer

Acreditamos que o seu objetivo e de toda empresa, é crescer! Através das práticas de Inbound Marketing, a WEB IN tem como foco ser parceiro e ajudar nossos clientes nesse objetivo.

Para adquirir mais clientes, você precisa de mais Leads. E para gerar mais leads, você precisa de mais visitantes. E para adquirir mais visitantes, você precisa desse site para recebê-los.

O site é, muitas vezes, o primeiro canal de contato entre sua empresa e o futuro cliente. O Inbound Marketing permite que esses clientes cheguem até você em vez de você ir atrás deles. A longo prazo, é um processo bastante vantajoso.

4 - Para se relacionar

A forma de consumo mudou desde que a internet se tornou presente durante todos os minutos de nosso dia a dia. O consumidor não possui mais um papel apenas reativo ao marketing e à publicidade. É absolutamente normal que ele pesquise sobre sua marca ou seu problema na internet antes de tomar a decisão da compra. E é nesse ponto que entra o site de sua empresa.

Há várias maneiras de manter um relacionamento com seu público em seu site. E todas elas funcionam muito bem:

  • Publicar posts no blog ou materiais ricos sobre problemas que a audiência enfrenta;
  • Responder comentários das pessoas em posts de blogs;
  • Criar uma central de relacionamento com respostas para as dúvidas mais comuns;
  • Gravar e disponibilizar treinamentos online para clientes;
  • Ter um chat em real-time para atender aos clientes.

Citamos apenas 5, mas há muitas outras possibilidades. O importante aqui é saber que o seu site é como se fosse seu escritório virtual, por isso cada visitante deve ser tratado como estivesse visitando sua empresa.

5 - Para vender

"...Mas Alison você falou de tudo, menos do principal, a venda!" Calma que agora chegamos aonde queríamos.

Segundo as boas práticas da metodologia do Inbound Marketing, depois de atrair, converter e relacionar, é chegada a hora tão esperada da venda.

E qual o papel de seu site nessa etapa? Em relação a vendas, seu site pode ser útil tanto para vendas consultivas, como para vendas self-service, como é o caso de ecommerces.

Se sua venda for consultiva, o site é um apoio ao vendedor na hora de fechar com o cliente. É fundamental que tenha uma área com seus serviços e produtos, ou sobre as soluções e problemas que eles resolvem.

Se sua venda for self-service, um site ajudará a dar escala a seu negócio ao permitir que os clientes efetuem a compra onde e quando estiverem mais confortáveis. Não importa se é feriado de Páscoa ou se são 4 horas da madrugada. A internet nunca fecha. Ou seja, com uma loja online, você não precisa se limitar ao horário comercial.

Conclusão

Retomando, um site próprio é parte basilar para uma estratégia de Marketing Digital com foco em resultados. É o canal que vai passar toda a credibilidade necessária para sua base. Se o seu negócio ainda não possui um site, não perca tempo e comece já a planejar a criação. Ter um site que te gere bons resultados, não necessariamente precisa de altos investimentos.

Nós criamos o Smart Site, uma plataforma focada em desenvolvimento de sites de resultados para empresas de pequeno e médio porte, cujo investimento é acessível e você pode escalar e personalizar ele de acordo com as necessidades da sua empresa. Com o Smart Site, sua empresa pode ser facilmente encontrada, ganhar relevância e autoridade no mercado, expandir seu negócio, se relacionar com sua base e aumentar suas vendas.

Agora, se sua empresa já possui um site, tenha em mente que o caminho está sendo trilhado, mas de maneira alguma você deve ficar parado no tempo e pensar que tudo está resolvido. Os próximos passos após ter um site são as otimizações de conversão, as otimizações para mecanismos de pesquisa (SEO), as atualizações no design, o planejamento de conteúdo, as adequações no layout para dispositivos móveis, entre outras melhorias.

Veja a lista de posts sobre otimização para mecanismos de busca

Esperamos que esse post tenha elucidado algumas dúvidas a respeito da importância de um site para o seu negócio. Caso você queira acrescentar algo ao debate, sinta-se à vontade para usar os comentários ou compartilhar esse post com seus amigos e clientes que ainda possuem objeções para criar um site com um domínio próprio.

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Postado Por Alison Nunes

Alison Nunes

Tecnico em desenvolvimento de sistemas e soluções para internet, é apaixonado por tudo relacionado a empreendedorismo, criatividade e técnologia! Encontrou na WEB IN uma oportunidade única de participar da criação, planejamento e desenvolvimento de novos negócios.

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