O que é Inbound Marketing e por que é importante?

O que é Inbound Marketing e por que é importante?

Eu cheguei ao ponto de evitar todos os anúncios de televisão, internet e rádio. Considero a maioria uma distração, senão uma irritação. Não estou sozinho nessa. Anúncios são parte do que, a cada dia mais, é visto como marketing de interrupção ou outbound marketing.

Outbound marketing foca em “comprar” nossa atenção para gerar leads (contatos). Ele vem em forma de emails não solicitados, pilhas de folhetos impressos, spam, telemarketing entre outras formas.

De qualquer forma, as regras do marketing estão mudando rapidamente. A forma mais inovadora e interessante de captação de leads - especialmente para pequenas empresas - é através do que hoje é popularmente chamado de Inbound Marketing.

O conceito de inbound marketing estipula que você pode naturalmente atrair novos clientes oferecendo conteúdos interessantes em seu site. Se o conteúdo educa, informa e cria engajamento com o seu público alvo, isso serve para criar consciência, confiança e aumentar o interesse de seus consumidores em determinado assunto. Uma vez que um visitantes se torna um lead, baseado em um sistema de pontuação, você pode envia-lo para o seu funil de vendas. Uma vez que eles converterem e comprarem repetidamente, você pode analisar todo o processo e produzir conteúdos mais desejáveis e demonstrar seus conhecimentos

Inbound Marketing destaca conteúdos estrategicamente desenvolvidos em um contexto, como e-books, posts em um blog, vídeos, SEO e marketing em redes sociais.

Há vários pontos que reforçam a importância do Inbound Marketing:

O campo de jogo agora é plano

Com a maioria das pessoas procurando produtos e serviços na internet, empresas e comerciantes de todos os portes estão percebendo que devem agir como editores para conseguir o interesse dos compradores. Grandes e pequenas marcas estão lutando pela mesma fatia da atenção do comprador. Você tem tudo para fazer o seu negócio crescer. Sonhe grande!

Inbound Marketing é acessível

Compradores estão rejeitando mensagens promocionais. Inbound Marketing demanda um entendimento do que seus consumidores querem, quais são seus desafios e como você pode entregar valor a eles. Conhecer sua psicologia fará com que você invista, de forma eficiente, o seu tempo em desenvolver estratégias de conteúdo combinadas com a produção de conteúdos memoráveis. Você pode produzir muito ou um pouco por semana, ou por mês, isso vai de acordo com o orçamento de sua empresa.

É orgânico e natural

Imagine o seguinte cenário: alguém procura online por um serviço específico as 17:30h em um Sábado; seus conteúdos aparecem nos resultados da busca; esse conteúdo fornece a ele informações fundamentais e conhecimento que ira melhorar o entendimento sobre o serviço e deixa-lo pronto para entrar em contato com você - e se tornar um contato rentável. Inbound Marketing é natural e focado em um público específico.

Automação de marketing

Pessoas comprarão quando elas estiverem prontas para comprar. Inbound Marketing gerará leads, mas esses leads continuarão avaliando suas opções de serviços/produtos. Como parte do seu processo de vendas, a automação de marketing vai ajuda-lo a pré-qualificar esses leads, assim como falar para sua equipe de vendas quais e quanto conteúdo esse lead já consumiu. Isso lhes da informações relevantes para que sua equipe tenha certeza que eles estão interessados e engajados até que sejam convertidos em vendas. Esse processo também irá reduzir o ciclo de vendas de seu produto/serviço.

Você pode definir metas, objetivos e mensura-los

Você precisa visualizar resultados de forma clara, certo? Com o Inbound Marketing, você pode definir metas em seu site para saber quando e como seus objetivos foram alcançados. Você pode definir metas diárias, semanais, mensais, trimestrais, semestrais ou anuais. Essa transparência mantém sua equipe focado e engajada. Vocês podem acompanhar os resultados de cada estratégia de Inbound Marketing e avaliar de forma clara o ROI de suas ações.

Quando você produz conteúdo contextualizado e de qualidade através da metodologia do Inbound Marketing, você pode chegar a condição de se apresentar como autoridade em seu mercado.

Inbound Marketing ajuda seus consumidores a tomar a decisão certa, e como consequência, sua empresa também cresce. =)

Dúvidas sobre Inbound Marketing? Deixe nos comentários desse post, assim você também pode ajudar outras pessoas que estão com a mesma dúvida.

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Postado Por Marcio S. dos Santos

Marcio S. dos Santos

Autodidata e apaixonado por tecnologia, música e psicologia. Há mais de 8 anos atuando no mercado de desenvolvimento de soluções digitais com foco em resultados para empresas de pequeno e médio porte.

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