9 Dicas importantes de SEO para seu site

9 Dicas importantes de SEO para seu site

Em outro post, nós já falamos um pouco de SEO para pequenas empresas 
Hoje vou falar sobre otimizar todo o seu site, não apenas uma página, para os mecanismos de busca.

Depois de escolher as palavras-chave corretas, mas antes de escrever uma tonelada de conteúdos, você tem algumas decisões para tomar. Então pense nisso com cuidado.

Antes de começar, você precisa se fazer as seguintes perguntas:
- Sobre o que é o meu site?
- Qual é o propósito do meu site?
- O quanto envolvido eu estou com os objetivos do meu site?

Uma vez respondidas essas 3 perguntas, será hora de colocar a mão na massa. Para otimizar todo o seu site para os mecanismos de busca, você vai precisar das seguintes dicas:

1 - Crie um site sobre um assunto

Ele pode falar sobre outras coisas também, mas escolha um assunto-chave que será o mais importante para que sua mensagem seja passada.
Esse passo é importante, então talvez você queira fazer uma pequena pesquisa de palavras-chave antes de escolher um assunto.

2 - Mencione as palavras chave onde elas tem mais importância

Inclua seu “assunto-chave” no título do site, nome do domínio, descrição, palavras-chave, categorias do blog, títulos das páginas e no conteúdo das páginas.

3 - Adicione links para páginas internas do seu site

Crie links entre as páginas mais importantes do seu site. Adicione links da homepage para as principais páginas e crie um fluxo lógico entre elas.

4 - Use URLs que incluam suas palavras-chave

Alguns sites usam URLs que possuem números para identificar suas páginas. Não faça isso, é ruim para o SEO de seu site. Então, ao invés de ter uma URL para sua página assim:

http://seusite.com.br/?p=30

ele deveria ser mais parecido com isso:

http://seusite.com.br/nome-do-seu-produto

5 - Remova tudo o que deixa seu site lento

Tempo de carregamento é importante, então retire tudo o que não for essencial e que aumente o tempo de carregamento do seu site. Isso inclui tocadores de música, imagens muito grandes, animações em Flash e outras coisas desnecessárias.

6 - Use suas palavras-chave em suas imagens

Adicione palavras que refletem o objetivo do seu site nos títulos, descrições e no atributo ALT de suas imagens. Renomeie também o nome do arquivo, caso ele não tenha suas palavras-chave (ex: meu-produto.jpg ao invés de d1234.jpg).

7 - Atualize seu site frequentemente

Sites com conteúdo dinâmico frequentemente são melhores posicionados do que aqueles com conteúdo estático. Esse é o motivo pelo qual blogs e diretórios (como o Wikipedia) são tão bem posicionados nos mecanismos de pesquisa. Eles são constantemente atualizados com novos conteúdos.

8 - Certifique-se de que seu site está indexado nos mecanismos de busca

Tenha certeza de que seu site está indexado em mecanismos de busca como o Google, Bing e Yahoo para que as pessoas o encontrem.
Você pode verificar da seguinte maneira:
No campo de busca do Google, digite: site:seudominio.com.br  e tecle enter. Essa linha fará com que o Google exiba todas as páginas indexadas de seu site.

9 - Escreva como um humano

Nada do que eu disse anteriormente importa se você criar um conteúdo que soa como se um robô o tivesse escrito. Escreva bons conteúdos, siga os passos anteriores, tenha paciência, e você verá os resultados.

Seu site está otimizado para os mecanismos de busca? Compartilhe suas dúvidas nos comentários.

Cadastre-se e receba novidades de nosso blog em seu e-mail



Suas informações estão seguras.

Postado Por Marcio S. dos Santos

Marcio S. dos Santos

Autodidata e apaixonado por tecnologia, música e psicologia. Há mais de 8 anos atuando no mercado de desenvolvimento de soluções digitais com foco em resultados para empresas de pequeno e médio porte.

Gostou deste post? Deixe seu comentário

Leia Também: