7 dicas de marketing digital para corretores de imóveis e imobiliárias

7 dicas de marketing digital para corretores de imóveis e imobiliárias

A pouco mais de 3 anos, antes de fundar a Web In, estava empenhado em desenvolver um projeto totalmente inovador e de apoio ao Corretor de Imóveis. Naquela época já era nítida a evolução das mídias digitais e como elas poderiam influenciar diretamente nos resultados dos profissionais do setor imobiliário.

Ainda no planejamento do projeto, fiz uma pesquisa de campo conversando com diversos corretores da minha região e o feedback não foi muito legal. Eu, convicto de que estava no caminho certo, decidi ir pra campo e por um tempo, fiz estágio em uma imobiliária aqui na cidade onde moro, foi uma oportunidade bem legal e lá, eu pude vivenciar o dia-a-dia do corretor de imóveis e validar minhas ideias.

Hoje eu percebo que os feedbacks negativos na época talvez se deram pelo fato de o perfil dos profissionais até então, serem mais tradicionais e não estarem ligados as tendências e benefícios que essa era tecnológica agregariam ao seu trabalho.

Seja você é um corretor de imóveis autônomo, uma imobiliária e até uma incorporadora, saiba que, pesquisam apontam que 60% da intenção de compra de um potencial cliente, já está tomada no momento da compra, ou seja, eles já chegam a vocês sabendo exatamente que tipo de imóvel querem, onde querem, valor aproximado na região entre outras coisas.

Aqui vão 8 dicas muito importantes para você ter bons resultados com o Marketing Digital.

1 – Tenha um site compatível para dispositivos móveis como celulares e tablets.

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você tenha um bom site para expor sua carteira de imóveis, além de que, ele será o ponto focal das suas ações de marketing digital.

As pessoas estão cada vez mais conectadas a internet através de dispositivos móveis, portanto, ter um site que seja amigavelmente exibido e com fácil navegação nestes dispositivos é fundamental.

Fizemos um projeto bem legal para o corretor de imóveis Wiliam Silva. Ele vem fazendo um excelente trabalho na plataforma. Clique aqui para visitar o site.

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2 – Tenha um portfólio de imóveis organizado e atualizado.

É comum ver sites de corretores e imobiliárias, totalmente poluídos com ofertas pipocando em cada canto da tela, além de terem anúncios desatualizados, com imóveis que já foram vendidos ou alugados.

Organize por categoria e com filtros objetivos a página com sua carteira de imóveis.

Não economize no conteúdo. Procure ser detalhista ao redigir as informações sobre o imóvel que está anunciando, além das informações tradicionais, quais diferenciais aquele imóvel tem, como é a vizinhança, quais os principais comércios na região, caso seja uma casa em condomínio, o que o condomínio oferece aos moradores? Esses são apenas alguns exemplos.

No site do Wiliam, chegamos e usar a ferramenta do Google Maps para exibir as facilidades do comércio local na região do imóvel anunciado. Veja como ficou clicando aqui.

Outra questão importante são as imagens! Nunca deixe de colocar as fotos no seu anúncio. Fotos bem trabalhadas podem ser fator chave para chamar a atenção do cliente para seu anúncio.

Acima escrevi que as pessoas praticamente já estão determinadas a comprar um imóvel quando vão até vocês, antes disso elas buscam por conteúdo e referências a respeito do que elas querem, portanto, forneça um conteúdo relevante para sua audiência.

3 – O marketing digital imobiliário está evoluindo.

A Internet criou milhares de novas oportunidades de marketing, dado ao aumento de conteúdo, e-mail e marketing nas mídias sociais.

Mesmo com a tecnologia adentrando a área imobiliária, os agentes de imóveis de hoje dependem fortemente de meios tradicionais de marketing, ou seja, propagandas em anúncios em jornais por exemplo. Este meio é muito eficiente ainda mas não atinge pessoas on-line e é aí que as pessoas gastam muito do seu tempo.

Sem contar que no meio digital, você consegue mensurar todo tipo de informação. Conhecendo melhor as pessoas que trafegam em seu site, entendendo que tipo de conteúdo e imóvel atrai a atenção delas, você consegue planejar ações mais efetivas para obter melhores resultados.

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4 – Esteja presente nas redes sociais.

Redes sociais são exatamente o que os agentes imobiliários precisam para construir relações com potenciais compradores dentro de sua comunidade. As principais redes que tem gerado resultado no setor e que você deve considerar utilizar são: Facebook, Instagram, Google+ e LinkedIn.

 Ainda não se convenceu? Veja alguns benefícios das redes sociais:

  • Canal de contato direto os clientes
  • Você está mais acessível aos clientes
  • Pode enviar e responder mais rapidamente aos clientes
  • Conhecer melhor sua audiência
  • Usar esses canais para captação de imóveis
  • Identificar potenciais clientes

Na minha curta jornada estagiando como corretor de imóveis, teve um caso curioso. A imobiliária que trabalhei não permitia acesso ao Facebook, pois na visão deles, isso se tornava distração e o corretor deixava de trabalhar (de fato acontece em muitos outros lugares se não se policiarem). Ocorre que as 3 primeiras vendas que pude fomentar, foram exatamente através do Facebook.

5 – Tenha um blog para publicação de conteúdo relevante

Você deve estar se perguntando, como um blog pode me ajudar a vender imóveis?

O marketing de conteúdo está se tornando a forma mais eficaz de atrair e converter clientes, ele exige que você escreva conteúdos atraentes para sua audiência. Postar vídeos curtos e escrever artigos são as formas mais eficazes de marketing de conteúdo.

O blog é uma das poucas áreas do seu site que pode ser mantida uma atualização recorrente de conteúdo. Nele você deve trabalhar assuntos relacionados ao seu mercado. Lembra que as pessoas buscam informações antes de fazer a compra? Alguns exemplos de assuntos para se trabalhar:

  • O que procurar em uma casa antes da compra
  • Um guia sobre como comprar sua primeira casa
  • 10 árvores para nunca plantar em seu quintal
  • Top 15 – melhorias para aumentar o valor da sua casa

70% dos consumidores acham que as empresas que criam conteúdo são mais comprometidas com a construção de um melhor relacionamento com sua base. Além de te posicionar como autoridade no seu seguimento.

6 – Faça captação de leads e campanhas de e-mail marketing.

O objetivo das ações de marketing digital é gerar trafego relevante para seu site, depois que esse resultado foi alcançado, você deve preparar recursos chaves para converter esses visitantes estranhos em leads.

Leads são nada mais nada menos que contatos de qualidade, que podem ser trabalhados e transformados em potenciais clientes e, a partir daí fazer uma venda.

Você pode usar landing pages por exemplo para ofertar algum material relevante para sua audiência como um e-book, dicas e diversas outras ferramentas, porém, para ter acesso ao conteúdo, o visitante deverá se cadastrar, fornecendo alguns dados como nome e e-mail. Isso te parece familiar? Com certeza você já passou por essa situação.

O foco das campanhas de e-mail marketing neste caso é criar relacionamento com a sua base de contatos, seja de clientes ou até mesmo parceiros de negócios. O e-mail marketing se trabalhado de forma correta, ainda é uma das principais ferramentas para conversão de leads em clientes.

Não fique apenas enviando ofertas de imóveis para sua base, lembra do conteúdo que você deve trabalhar em seu blog? Esse mesmo material pode ser usado nesta estratégia.

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7 – Invista em Marketing de Busca

Tenho falado que o principal objetivo de quem tem presença digital nos dias de hoje é ser encontrato. O Google é de longe o buscador mais utilizado ao redor do mundo, estar presente entre os prmeiros resultados dos motores de busca é essencial para gerar tráfego relevante para seu site. Você pode fazer isso de duas formas.

Investir no Google Adwords

Também conhecido como Links Patrocinados, o Adwords é uma forma rápida da sua empresa alcançar as primeiras posições no mecanismo de busca mais famoso do mundo, o que resulta em uma considerável alavancagem no volume de acessos e exposição do seu site.

Fazer otimizações para posicionamento orgânico nos motores de buscoa (o famoso SEO).

O objetivo de uma otimização com SEO, é aparecer nas primeiras posições orgânicas (não pagas) nas buscas que mais se relacionam com o seu negócio, serviços e produtos. Quanto melhor classificado você aparecer, mais tráfego qualificado será direcionado para seu site. 

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8 – Contrate profissionais qualificados.

O mais atraente em montar uma estratégia de marketing digital é o baixo custo, embora também, pareça simples planejar e executar todas essas ações, elas demandam muito tempo. Neste caso é bom que você possa contar com um bom parceiro para te ajudar em todo esse processo.

Nós aqui na WEB IN, somos especializados em Inbound Marketing, que é uma estratégia focada no aumento de vendas e resultados financeiros. Ela é totalmente alinhada com o funil de vendas do seu negócio, desta forma, é fácil mensurar os resultados, O investimento neste caso passa a interessante pois você sabe exatamente quanto gastou, onde gastou e quais foi o retorno. Caso queira saber mais obre Inbound Marketing clique aqui, ou faça contato para falar com um de nossos consultores.

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7 razões para adotar o Inbound Marketing em sua empresa

 

Conclusão

Um dos maiores benefícios do marketing imobiliário é como ele impacta positivamente nos resultados, tanto para quem busca um imóvel para comprar ou alugar, como para você corretor, imobiliária ou construtora que procura o cliente para sua carteira. Espero ter contribuido um pouco com o assunto, visto que é dúvida de diversos profissionais.

E você? Como o Marketing Digital tem impactado nos resultados do seu negócio? Compartilhe com a gente.

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Postado Por Alison Nunes

Alison Nunes

Tecnico em desenvolvimento de sistemas e soluções para internet, é apaixonado por tudo relacionado a empreendedorismo, criatividade e técnologia! Encontrou na WEB IN uma oportunidade única de participar da criação, planejamento e desenvolvimento de novos negócios.

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