5 motivos para criar um blog corporativo para sua empresa

5 motivos para criar um blog corporativo para sua empresa

Nós possuímos hoje um produto muito atraente quando o assunto é desenvolvimento de sites institucionais, o Smart Site. Essa ferramenta foi planejada com o intuito de viabilizar a criação de sites com preço acessível, porém, mais importante do que vender em grandes quantidades, sempre tivemos o objetivo final de oferecer uma ferramenta que oferecesse de fato, resultados aos nossos clientes.

No levantamento do briefing sobre o projeto, sempre caímos na questão da implementação de um blog no site, eis que sempre surgem dúvidas a respeito, sobre o ter ou não esse recurso. Por isso, hoje quero falar um pouco sobre a importância de se ter um blog corporativo no site da sua empresa.

Já falei em outro post, que o site da sua empresa é o ponto focal de toda estratégia de Marketing Digital, porém, se analisar, o blog é praticamente a única página onde se pode trabalhar constantemente atualização de conteúdo, de modo que ele não se torne estático, e passe a ser atraente aos visitantes. Independentemente do tamanho ou do ramo do seu negócio, um blog pode fortalecer sua estratégia de marketing digital, consolidar sua marca e ajudar a ampliar o seu alcance no mercado. Ou seja, você não deve ter um blog somente porque seu concorrente tem, nem depositar sua criatividade apenas em redes sociais.

Separei 5 bons motivos para a sua empresa acreditar e ter um blog corporativo.

1 - Melhorar sua posição nos mecanismos de busca como o Google.

Manter o blog da sua empresa sempre atualizado e com conteúdo único, torna seu site ainda mais atraente aos motores de busca e ele se torna combustível para suas estratégias de SEO. As ferramentas de busca como o Google analisam e premiam com posições melhores os sites que tem atualizações de conteúdo constantes. Somente o site da empresa, não vai garantir um bom tráfego no seu site, além de limitar o acesso das pessoas que buscam por sua marca, serviços ou produtos. 

Ao promover conteúdo relevante e original no seu blog, você aumenta as chances de ser bem posicionado nos motores de busca, o que naturalmente vai resultar no aumento de tráfego para seu site. Vale lembrar que neste caso, as redes sociais se tornam um canal de promoção destes conteúdos, porém, o destino final da sua audiência, é o seu blog / site.

Veja também: 5 dicas para fazer o Google amar sua empresa

2 - Informar e educar seu público alvo.

É comum empresas com seguimentos incomuns demandarem bastante esforço com esclarecimento de dúvidas a respeito de seus produtos e serviços. Desta forma, o blog da sua empresa, pode ser uma excelente ferramenta para informar e educar seu público alvo.

As pessoas quando tem dúvidas sobre alguma coisa, normalmente pesquisa na internet e até mesmo o site da sua empresa por busca de informação, é neste momento que estrategicamente os posts do seu blog pode ser trabalhado para atender as expectativas e esclarecer dúvidas dos visitantes.

3 - Tornar-se autoridade no seu seguimento

Além da sugestão dada no tópico acima, você pode usar o blog da sua empresa para falar sobre o seu mercado, tirar dúvidas de clientes, publicar artigos educativos, falar detalhadamente de um de seus produtos ou serviços. Uma vez que seus leitores passam a se interessar pelo tipo de conteúdo que você promove, sua curva de confiança com eles aumenta, sua empresa passa a ter mais credibilidade e você começa a ser relevante, a se posicionar como autoridade no seu ramo de atuação.

Quando eles precisarem do produto ou serviço que você oferece, com certeza lembrarão da empresa que os informou e ajudou a tomar decisões importantes.

4 - Interagir e relacionar-se com seu público alvo

Uma vez que você possui uma boa grade de posts em seu blog, você pode se tornar fonte de pesquisa sobre os temas que tem tratado. Um blog é uma ótima ferramenta para estreitar relacionamento com seus clientes, e um excelente canal para prospectar novos.

Você pode usar ferramentas de captação de e-mails por exemplo, e manter envio recorrente das atualizações do seu blog para toda essa base de contatos. Ao interagir com sua audiência, você pode incentivar o tráfego de seu site, interações, comentários, feedbacks e até mesmo, promover novas oportunidades de vendas.

5 - Conhecer melhor seus clientes

Publicar conteúdos relevantes através de um blog, permite colher informações importantes para a sua empresa. Usando ferramentas de análises, você pode descobrir quais são os temas mais atraentes e populares entre seus visitantes, descobrir como eles interagem com seu site e como eles chegam ao seu site. 

Uma análise bem feita, te fornece informações valiosas para ajudar na estratégia de criação de conteúdo, 

Conclusão

Podemos afirmar que o blog é sem dúvidas um ótimo canal para conquistar e atrair o interesse das pessoas pela sua marca. Através da publicação recorrente de conteúdo original e relevante a sua audiência, você passa a ser referência em seu seguimento, melhora seu posicionamento nos motores de busca e gera novas oportunidades de negócios para sua empresa.

Todos projetos criados pela WEB IN contam com esse recurso, dificilmente o cliente opta por não implementar essa ferramenta. Mais importante de ter um blog no seu site, é lembrar ele deve ser sempre atualizado.

E então, vamos criar um blog para sua empresa? E se sua empresa já tem um, conte para a gente os benefícios que ele tem gerado para o seu negócio.

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Postado Por Alison Nunes

Alison Nunes

Tecnico em desenvolvimento de sistemas e soluções para internet, é apaixonado por tudo relacionado a empreendedorismo, criatividade e técnologia! Encontrou na WEB IN uma oportunidade única de participar da criação, planejamento e desenvolvimento de novos negócios.

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